quarta-feira, 28 de março de 2012

Edição 2012 do Festival de Inverno de Garanhuns, PE, já tem datas definidas

Evento acontece de 12 a 21 de julho, no Agreste pernambucano.
Edital da convocatória para artistas deve ser publicado no começo de abril.


Parque Ruben Van Der Linden - Pau Pombo - Garanhuns (Foto: Divulgação / Prefeitura de Garanhuns)
Parque Ruben Van Der Linden é um dos polos doFIG (Foto: Divulgação / Prefeitura de Garanhuns)


A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgou, nesta terça-feira (27), as datas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), um dos eventos mais importantes do circuito de festivais culturais do interior do estado. Este ano, o FIG acontece de 12 a 21 de julho, prometendo muitas novidades para o público que for ao Agreste pernambucano.

A primeira delas é a separação dos polos Pop e Forró, que, até o ano passado, eram montados no Parque Euclides Dourado. "Em 2011, tivemos um aumento de público muito grande. A gente viu que já era a hora de separá-los, porque também são públicos um pouco distintos, que compartilhavam os espetáculos e o espaço harmonicamente, mas o local ficou pequeno, fisicamente limitado", diz o produtor André Frank, que assume, este ano, a função de coordenador geral do festival. Ainda não foi definido o novo local do palco Pop, mas o Forró deve permanecer no parque, segundo ele.

A convocatória para recebimento das propostas artísticas que vão compor a grade de programação do FIG está prevista para ser divulgada no começo de abril. "Será um edital aberto para o Brasil todo, publicado, no máximo, até o dia 10 de abril", afirma Frank. A ideia da organização é de que haja tempo hábil para que a agenda final seja divulgada entre o final de maio e o começo de junho.

Outra ideia da produção do FIG é ampliar o leque de atrações do evento, trazendo artistas internacionais. "Ele é um festival muito forte e a gente quer fincá-lo no calendário nacional. Nossa ideia é ampliar os horizontes, por isso não estamos focando só na música. Mas este é o primeiro ano dessa ideia, temos que fazer uma grande checagem jurídica junto ao governo, há muitos detalhes. O desejo é que comecemos a implantar essa comunicação em nível internacional, mas ainda é só um desejo", assegura o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário