segunda-feira, 11 de junho de 2012

Barragens deverão aliviar situação de cidades cortadas por rios em PE

Governo estadual prevê a construção de 5 barragens no Agreste e Mata.
Moradores aguardam reconstrução de pontes para restabelecer a rotina.

 

Depois da cheia que, há dois anos, destruiu escolas, hospitais, casas e pontes na Mata Sul de Pernambuco, o governo do estado está construindo barragens para tentar conter a força das águas e evitar novas enchentes na região. Esse é o assunto da quinta reportagem da série exibida no NETV 2ª Edição.
Cinco barragens serão construídas. A de Serro Azul é a mais importante, porque vai regular a descida da água do maior rio da região, o Una, e, consequentemente, proteger Palmares, Água Preta e Barreiros. “Essa barragem é composta por um vertedouro de crista: quando a água chegar num determinado nível, ela vai verter e segurar a água que vai chegar durante a cheia. Vai barrar cheias que poderão existir num prazo de 100 anos, por exemplo. Essa água vai ser liberada dentro da capacidade de suporte da calha do rio, depois da barragem”, explica Jano Teixeira, engenheiro fiscal da Secretaria de Recursos Hídricos.
As barragens de Gatos, em Lagoa dos Gatos, e de Panelas, no município de Cupira, estão em fase de avaliação do solo, de acordo com a Secretaria. As três devem ficar prontas até o meio do ano que vem. Outras barragens – a de Igarapeba, em São Benedito do Sul, e a de Barra de Guabiraba – deverão ficar prontas até setembro de 2013, ainda segundo a Secretaria.
Enquanto isso, na cidade de Barreiros, uma das mais prejudicadas pelas chuvas, os moradores perderam cinco pontes e esperam pela reconstrução delas. As barcas viraram transporte coletivo e são objeto de atenção constante dos bombeiros. Essa foi a solução encontrada depois que a Ponte de Baeté foi levada pela cheia. “Às vezes a gente tem que dar três ou quatro viagens na rua; quando é de noite, a gente está muito cansado, subindo isso aqui e descendo”, diz o trabalhador rural Gilvan José Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário