quarta-feira, 25 de abril de 2012

Placa refletiva será obrigatória para carros novos a partir de maio, em PE

Veículos transferidos de município também deverão adquirir nova placa.
Detran-PE começa a cumprir determinação do Denatran no dia 2.

Detran-PE apresenta nova placa (Foto: Katherine Coutinho/G1)


Quem for emplacar o carro em Pernambuco a partir do dia 2 de maio precisa ficar atento. O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) começa a cumprir a determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que exige placas refletivas para os novos carros ou aqueles que são transferidos de município. No caso das motos, a placa passa a ser 20% maior. Além de cumprir a determinação, o estado vai ser o primeiro do Brasil a contar com mais dois itens de segurança: decalques com o nome Detran por cima dos números e código de barras.
O Detran estima que, até o fim de 2012, 460 veículos devem estar com as novas placas, que prometem ser mais seguras e dificultar adulterações e clonagens. "Com esse código de barras, desde a chapa base, o código é rastreado. Sabemos quem fez, quem emplacou, tudo. Quem quiser confeccionar algum tipo de placa sem ser dentro desse processo, não vai conseguir registrar o carro, porque não consta no sistema", detalha o diretor de Operações do Detran, coronel Cerivaldo Lira.
As placas agora deixam também de ser pintadas e passam a ser impressas, tendo assim uma maior durabilidade. "A tinta usada anteriormente era tóxica e apagava logo. Agora com esse processo de hotstamp, temos um processo mais ecológico", acredita a presidente do Detran, Fátima Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário