quinta-feira, 17 de maio de 2012

1º Centro de Referência em Direitos Humanos do NE chega a Caruaru, PE

Até o fim do ano, outros cinco centros devem ser inaugurados em PE.
Espaço vai prestar atendimento a vítimas que sofreram crimes violentos.

 




A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebe o primeiro Centro de Referência em Direitos Humanos do Nordeste nesta quinta-feira (17). O espaço, que funciona na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Maurício de Nassau, vai atender e prestar atendimento a vítimas que sofreram crimes violentos e lutar pelo cumprimento dos direitos humanos. Até o fim do ano, outros cinco centros devem ser inaugurados em Pernambuco.

O local oferece serviços de orientações para que possam ser construídas alternativas de superação das violações de direitos humanos em todo o estado. Os parentes também serão assistidos. O centro também irá atender a população de outras cidades do Agreste pernambucano. O espaço é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

“Todas as violações que ocorrerem no Agreste Central podem ser encaminhada ao centro. Até o fim do ano, o governo de Pernambuco estará inaugurando em Garanhuns, Salgueiro, Petrolina, Cabo e Goiana. A partir de atendimento psicossocial e jurídico, a vítima pode ter nesse espaço um ambiente de socorro a sua violação e a seu pleito de justiça”, contou Alexandre Nápoles Filho, assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

As pessoas podem procurar o serviço pessoalmente ou através do telefone 3719-2955. Dentre os serviços oferecidos, estão o apoio e proteção aos idosos vítimas de qualquer tipo de violência; a orientação e acolhimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e familiares em situação de violência e discriminação; a proteção da vida de testemunhas, ameaçados de morte e defensores de direitos humanos; e mediação de conflitos familiares e de vizinhança.

“O centro visa atender de forma integrada com toda rede socioassistencial do estado de Pernambuco. Após a inauguração, às 9h, haverá uma palestra no Teatro do Shopping Difusora, que se estende até o fim da tarde”, disse Alexandre Nápoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário